Tapioca saudável: para emagrecer com sabor

sexta-feira, 27 de março de 2015
Tapioca saudável: para emagrecer com sabor                                                                                                                      Daiana Barasa


A tapioca é uma iguaria que ganhou o paladar de milhares de brasileiros. Seja doce ou salgada quase ninguém resiste à combinação da massa de goma com algum recheio elaborado. Mas e se a tapioca além de deliciosa pudesse ser mais saudável e auxiliar no emagrecimento? Esqueça esse ‘e se...’ porque realmente a tapioca pode ser saudável e pode te ajudar inclusive no emagrecimento...
A dica para tornar essa iguaria mais saudável é abusar de ingredientes funcionais como é o caso da semente de linhaça ou de chia na preparação da própria massa. A salsinha, orégano, manjericão, entre outras ervas podem compor recheios salgados e a massa da tapioca também.
A tapioca pode ser preparada com uma colher de sopa de linhaça e recheada com mel natural, essa é uma dica legal para compor o café da manhã.
Agora, se desejar recheios mais incrementados, invista na ricota amassada com algumas uvas passas; ovo mexido com tomate picado e orégano; queijo tofu picado com nozes; queijo branco picadinho com cenoura e beterraba ralada etc...
Claro que essas são apenas algumas dicas de recheio, você pode usar sua criatividade e criar muitas outras versões saudáveis dessa iguaria.
Se for preparar no café da manhã, faça um suco natural para turbinar ainda mais a sua dieta com importantes nutrientes.
Evite ao máximo a utilização do sal e vale incrementar o lanche das crianças com essas dicas que podem tornar a tapioca mais saudável.
Agora que você já sabe...
Que tal preparar uma tapioca hoje mesmo? ;)


Ingredientes:
½ kg de goma (farinha) para tapioca (beiju ou polvilho)
Água o suficiente para cobrir
Sal a gosto (opcional)

Modo de Preparo:
Coloque a farinha em uma tigela grande e despeje água até cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima da massa.
Deixe de um dia para o outro em repouso para dissolver bem.
Então, escorra bem a água e esfarele a massa com as mãos e passe-a pela peneira.
Se desejar, acrescente um pouco de sal.
Em uma frigideira antiaderente e bem quente, espalhe a farinha e modele a tapioca, cobrindo todo o fundo da frigideira.
Assim que desgrudar do fundo da frigideira, vire-a por alguns segundos. Não deixe escurecer e nem ficar muito seca!
Recheie a tapioca como desejar: goiabada, doce de leite, mel, carne de sol com nata, ovo mexido, ou simplesmente com manteiga.

0 comentários:

Postar um comentário

Vc vai deixar um comentário?
Oba!!! Vou adorar!
Desde já, Obrigada.
Bjux