Fricassé de carne de jaca

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A jaca verde é uma deliciosa e nutritiva surpresa para quem gosta de conhecer novos ingredientes e sabores. Se você não é vegetariano ou vegano, provavelmente nunca ouviu falar da jaca verde como substituta da carne. Porém, vegetariano/vegano ou não, você se surpreenderá com a versatilidade, propriedades e benefícios que a jaca verde possui. Ela em si não tem gosto de nada, mas ao ser cozida fica com uma textura muito parecida com a de frango desfiado. Por isso, a carne de jaca verde é muito utilizada.

Propriedades da jaca verde: Rica em vitaminas e minerais, como o ferro, o potássio, o cálcio e o fósforo, tem o poder de prevenir a anemia, regular a pressão arterial e combater radicais livres e fungos intestinais. Além de só conter 60 calorias a cada 100 gramas, a jaca verde também é diurética, expectorante e tem os minerais necessários para fortalecer músculos e ossos. Porém, a cada 100 gramas da fruta, apenas 1 grama é de proteína; por isso, é importante combinar a carne de jaca verde com algum grão ou folha verde escura, para assim, certificar-se de que sua refeição será suficiente para oferecer os nutrientes que o seu corpo precisa.

Benefícios da jaca: Proteção contra doenças, dá força para o sistema imunológico, dá mais energia, previne a anemia e ajuda na saúde cardíaca.


Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de jaca verde desfiada e cozida
1 xícara (de chá) de palmito picado
1 tomate médio picado
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de extrato de tomates1/2 xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/2 xícara (de chá) de temperos verdes picados 
1 pimenta dedo de moça picada
Sumo de 1 limão pequeno
1 lata de milho em conserva
1 lata de seleta de legumes em conserva
1 caixinha de creme de leite
200 g de requeijão cremoso
Muçarela picada a gosto
Sal a gosto
Batata palha a gosto

Modo de Preparo:
No azeite, refogue a jaca com a cebola e o alho.
Acrescente o sumo do limão, o extrato de tomate, o palmito, a azeitona, o tomate, a pimenta, os temperos verdes e a seleta de legumes (sem a água da conserva). Acerte o sal e reserve.
Para o creme de milho, no liquidificador, junte o milho (com a água da conserva), o requeijão, o creme de leite e bata. Se necessário, acerte o sal.
Em um refratário ou pirex, coloque o refogado de jaca. Por cima, espalhe o creme de milho.
Sobre o creme de milho, distribua a muçarela e finalize com a batata palha.
Leve ao forno médio por +/- 30 minutos ou até que fique bem gratinado.

  • Dica para o preparo da carne de jaca: Para cortar a jaca, envolva as mãos e a faca com óleo. Corte-a em pedaços grandes. Coloque-a em uma panela de pressão, cubra com água e jogue 1 fio de óleo. Cozinhe por +/- 20 minutos. Desligue o fogo, deixe a pressão da panela sair, espere esfriar e desfie toda a carne. Se você não for utilizar toda a carne de uma vez, pode congelar para uma próxima receita. 
  • Dica se desejar fazer um fricassé vegetariano/vegano: Substitua o creme de leite pelo leite de coco; use requeijão vegano e elimine a muçarela, substituindo-a por 1 batata grande cozida e amassada. 

0 comentários:

Postar um comentário

Vc vai deixar um comentário?
Oba!!! Vou adorar!
Desde já, Obrigada.
Bjux